Organize e controle seus processos com princípios lean!

Esquecer um item do check-list do projeto do cliente. Não seguir os procedimentos de execução “na risca”. Quem nunca? De fato, não é fácil criar métodos efetivos para organizar tarefas dentro de uma empresa, tão pouco conseguir segui-los, passo a passo, se os mesmos não estão completamente estruturados. Então, o que fazer?

Hoje existem várias ferramentas de gestão que ajudam a organizar as tarefas do dia-a-dia, facilitando o fluxo de trabalho de sua empresa. São ferramentas que auxiliam na estruturação, integração, controle e mensuração de diferentes tipos de operações.  Aqui na ConTI Consultoria, por exemplo, trabalhamos com uma Plataforma de Gestão Lean.

Mas o que é o Lean?

Lean é uma filosofia de gestão inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota. Trata-se de um corpo de conhecimento cuja essência é a capacidade de eliminar desperdícios continuamente e resolver problemas de maneira simples e sistemática.

Lean é o que permitiu que empresas do mundo todo tivessem processos fortes e ágeis em todas as áreas.

O que é exatamente uma Plataforma de Gestão Lean?

É uma plataforma que permite agilizar e automatizar qualquer processo – desde o onboarding (processo de integração de colaboradores recém-contratados à empresa) de novos funcionários ao atendimento ao cliente a desenvolvimento ágil de software. A plataforma atua em duas frentes: padroniza a forma de a equipe trabalhar e exibe a produtividade de cada área da empresa e membros da equipe.

Que problema resolve?

Dentro da plataforma, o gestor informa quais atividades a equipe precisa gerenciar e adiciona uma check-list do que precisa ser feito em cada etapa, e quem deve ser o responsável sempre que a atividade for solicitada. Assim, toda vez que alguém criar uma nova tarefa, automaticamente, a ferramenta delega para o responsável certo e informa o que precisa ser executado em cada fase.

Muitos gestores enfrentam diariamente caos em suas operações, como:

  • Falta de controle
  • Falta de visibilidade
  • Imprevisibilidade
  • Ineficiência
  • Baixo NPS

O que sua empresa ganha ao usar a Plataforma de Gestão Lean?

– Redução de tempo de gerenciamento de projetos;

– Organização e estruturação de processos;

– Informação acessível;

–  Fácil utilização;

– Fácil implementação e inclusão de novos processos;

– Visibilidade das diversas atividades da empresa;

– Melhora no tempo de conclusão das atividades;

– Acompanhamento do nível de atendimento de serviço (SLA);

– Identificação de gargalos nos processos;

– Melhoria continua dos processos.

Não é milagre é tecnologia!

Aqui na ConTI Consultoria, o uso da plataforma tem ajudado bastante a forma de gerenciar nosso negócio.  Seguindo os princípios Lean, estamos tendo ganho financeiro,  minimizando desperdícios em diversas frentes, otimizando nossos processos e aproveitando melhor o nosso tempo e de nossa equipe.

O resultado em nosso dia a dia?

OMais visibilidade das tarefas, mais informação sob05re os procedimentos e acompanhamento dos projetos, atendimento de qualidade para o cliente, maior organização, aumento da produtividade e melhores resultados com menos tempo.

Quer saber mais sobre como essa metodologia pode ajudar sua empresa? Entre em contato com a ConTI Consultoria.

Autor

Fernando Horta Latini

ContiConsultoria

VEJA TAMBÉM: