E-mail marketing: o que é e por que é importante?

O e-mail marketing é uma ferramenta do marketing digital utilizada para contato direto com os leads e clientes. Por isso, é muito utilizado para gerar relacionamento com os clientes e consequentemente, mais vendas!

É sobre ele que vamos falar hoje: o tão famoso e-mail marketing, aquele meio que surgiu lá nos anos 90. Mas calma lá! Estou falando de e-mail marketing, são spam, ok?

O e-mail é um dos pontos de contato mais famosos no mercado e mesmo que muitas pessoas acreditam, equivocadamente, que “ninguém mais usa”. Porém, 72% dos consumidores preferem o e-mail como canal de comunicação direta com empresas das quais se interessam.

Mas o que é e-mail marketing?

O e-mail marketing nada mais é que uma forma de levar conteúdo útil, instigante e personalizado para um determinado lead em sua jornada de compra. (Nós temos um artigo completo sobre a importância do lead, que você pode acessar clicando aqui!)

Ou seja, ele é uma das formas de contato mais úteis do processo de Marketing Digital. Dentro dessa ferramenta é viável realizar boas segmentações, bem como a personalização do texto. Você com certeza já deve ter recebido em sua caixa de e-mail, produtos como:

  • Ofertas em geral
  • Catálogos de grandes varejos
  • Conteúdos em newsletter
  • Questionários e dúvidas
  • Confirmação de compras

Por ser uma evolução da antiga mala direta, inicialmente se percebia o e-mail marketing como uma forma muito invasiva. Entretanto, atualmente ela é mais uma troca de informações e dados que podem ajudar a pessoa a comprar.

Por que utilizar o e-mail marketing?

Recorrer ao e-mail marketing pode trazer muitos benefícios para você e sua empresa. Dentre os principais benefícios que já comentamos anteriormente, estão pontos como:

1. Alcance

Só para você ter ideia, existem mais de 4,3 bilhões de contas de email em todo o mundo e são enviados quase 300 bilhões de e-mails por dia em todo o mundo. É um público bem abrangente que você pode segmentar conforme suas necessidades. Analise a sua persona e entenda exatamente onde o e-mail entra em sua jornada de compra.

2. Formato flexível

Um e-mail marketing é como uma tela em branco para um pintor: um profissional de marketing digital pode projetá-lo de diferentes formas, pensando estrategicamente em como atingir seu consumidor. O e-mail não tem um exato limite de caracteres e podem conter imagens, gifs, vídeos e botões.

É possível usar templates e incluir os elementos gráficos que quiser, mas tudo vai depender de que público você quer alcançar. Estudo, aplicação, teste e melhoria é um bom processo para ter resultados.

3. Engajamento de leads

Quando uma pessoa aceita receber os e-mails da sua empresa, ela espera que você mantenha contato, interagindo e conversando, contando histórias e conquistando ela aos poucos, seja na pré-venda, durante a compra e no pós-venda.

4. Nutrir e educar os leads

Além de manter contato, o e-mail marketing é muito útil para nutrir e educar os leads em sua jornada de compra. Com o e-mail, você pode apresentar informações que gerem necessidade e desejo em seus clientes. Assim, quando enviar ofertas, promoções ou entrar em contato para finalizar uma venda, seu lead já estará preparado para isso.

5. Promover seus conteúdos

Sabe aquele artigo no blog que está precisando de um empurrãozinho? Ou aquele e-book que você quer divulgar para gerar mais leads? Você pode utilizar o e-mail marketing para compartilhar esses conteúdos com seus clientes e receber mais engajamento e leads.

E então? Agora que você entende a importância de um e-mail marketing, que tal conversar com a gente e estruturar sua campanha? Seus resultados podem ser espetaculares!

VEJA TAMBÉM: